15.11.10

DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL Stop Error: RT61.sys



Tela azul

DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

O erro acima, esta relacionado aos drives do computador Geralmente ao drive de vídeo desatualizado tive um problema um pouco chato de resolver na minha maquina, me deu dor de cabeça mais foi bom afinal quem gosta de hardware sente aquela Curiosidade de saber o que esta causando o erro e depois aquele prazer de ter conseguido resolver.

Para evitar esse erro sempre verifique as atualizações de drives para a sua placa pode fazer isso com o auxilio de programas como DriverEasy ou manualmente visitando o site do fabricante.

Mais nem sempre o erro acima resolve só atualizando os drives, o erro pode ser gerado por conflito no seus itens de Hardware, sujeira nos contatos da memória, placa de rede, placa de vídeo etc.

Comigo aconteceu da seguinte maneira

Lembro que estava fazendo um download de 5 horas na minha internet maravilhosa e derrepente, faltando exatamente 1 hora pra finalizar o computador aparece rapidamente uma tela azul e reinicia e depois que ligou novamente reiniciou 20 vezes seguido até eu decidir desligar o verificar o erro.

Liguei novamente o computador em modo de segurança e ele permaneceu ligado, então reiniciei normal e quando apareceu a tela de boas-vindas ele já voltou a reiniciar dessa vez ele apresentou o erro

DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL Stop Error: RT61.sys

Ai que foi a minha salvação, copiei o erro e entrei em modo de segurança digitei em pesquisa RT61.sys achei o arquivo na pasta

C:\WINDOWS\system32\drivers

Logo após apaguei o arquivo e reinicie o micro, o Windows ligou normal mais pediu pra instalar novamente o drive de Rede foi o que fiz quando novamente o Windows copiou o arquivo RT61.sys o computador reiniciou nisso eu matei a charada.

Desliguei o computador

Abri meu gabinete e tirei a placa de rede, o computador ficou em perfeito estado, olhei na placa de rede e percebi que os contatos estavam sujos e limpei com uma escova os contatos com Álcool isopropílico limpei o Slot PCI da minha placa e liguei a placa de rede, instalei o drive dela novamente e baixei o drive mais recente da placa na internet usando o programa DriverEasy

Depois disso o problema foi solucionado.

Por Marcio Tostes



11 comentários:

  1. Nossa, amigo isso foi de grande valia resolveu meu problema!

    ResponderExcluir
  2. Estava com esse problema a dias... Vlwww mesmo pelo a ajuda amigos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. bota um rock 'n roll aí porra

    ResponderExcluir
  5. Roberto andrade15/09/2011 14:34:00

    marcio o meu problema esta um pouco mais complicado. porque só aparece até DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL ele não traz qual o arquivo esta com erro/corrompido, alguma outra idéia?

    ResponderExcluir
  6. Não é complicado você vai ver que é bem simples em 90 % das vezes isso funciona comigo, pegue um CD do windows XP SP2 sem nenhum modificação se sua maquina for windows XP faça o procedimento como se fosse formatar e antes da tela com as partições vai ter o console de recuperação voce vai precisar apertar R pra abrir o console feito isso voce seleciona a unidade aonde o windows esta instalado e digite o comando CHKDSK C: \R c: CORREPONDE a unidade padrao do windows caso voce nao tenha alterado se voce alterou coloque a letra que corresponde a unidade...Esqueci de comentar também pra você tentar resolver o problema testando as peças do seu pc como memoria,fonte, placa de video etc...ate detectar o problema'

    ResponderExcluir
  7. Resolveu meu problema, obrigado!

    ResponderExcluir
  8. E quando o problema ocorre no Windows 8?
    Comigo é assim: não sei se apenas por coincidência ou sei lá o que toda vez que jogo Need For Speed Undercover a jogatinha é interrompida por essa telinha azul. Nunca ocorreu em outro momento com outro programa, mas o erro é exatamente esse.
    Tem alguma diferença significativa?
    Tenho um note Asus VX105H K45VM

    ResponderExcluir
  9. E quando o problema ocorre no Windows 8?
    Comigo é assim: não sei se apenas por coincidência ou sei lá o que toda vez que jogo Need For Speed Undercover a jogatinha é interrompida por essa telinha azul. Nunca ocorreu em outro momento com outro programa, mas o erro é exatamente esse.
    Tem alguma diferença significativa?
    Tenho um note Asus VX105H K45VM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom RT61.sys é um drive de rede, tente fazer o seguinte entre em modo de segurança no windows 8 e pesquise esse arquivo quando você o encontrar delete o mesmo, depois reinicie em modo normal e vá até gerenciador de dispositivos e veja qual drive foi desinstalado provavelmente vai te mostrar algum drive desinstalado ai recomendo que você abra o Jogo e tente jogar pra vê se aparece a mesma msg, caso apareça tente instalar a versão mais atualizada do drive ou reinstalar o sistema operacional para ver se corrige o problema.

      Excluir